Como fazer conciliação bancária?

Modificado em Tue, 17 Oct 2023 na (o) 01:33 PM

A conciliação bancária serve para você confrontar tudo o que está lançado no seu fluxo de caixa com o que realmente entrou e saiu do seu banco.

No Controlle, é possível fazer conciliação bancária através da importação de um arquivo .OFX, exportado do seu internet Banking. Veja como é fácil importar e conciliar lançamentos no seu financeiro.

Importando o arquivo do seu banco

Acessa a listagem de suas contas bancárias passando o mouse no menu Financeiro clicando na opção Contas e carteiras



Selecione a conta ou cartão que deseja fazer a conciliação.



Na janela que se abrir, clique para enviar o arquivo .OFX do seu banco.

Pronto. Todos os lançamentos vindos do seu banco serão listados na coluna a esquerda. Na coluna da direita, são listados os lançamentos identificados no Controlle. O sistema automaticamente lançamentos com a mesma característica no sistema e sugere para que você concilie.

Os critérios que o sistema utiliza para identificar automaticamente um lançamento são: data igual ou aproximada e valor igual ou aproximado.


Caso ele não seja identificado automaticamente, você ainda poderá localizar no sistema para conciliar ou ainda adicionar como novo lançamento.

Adicionando um lançamento

Se a movimentação do extrato ainda não foi lançada no Controlle, você pode adicionar e conciliar ao mesmo tempo clicando em: + adicionar.



O formulário de cadastro de movimentação vai aparecer com as informações do lançamento já preenchidas, mas você pode alterar a descrição e a categoria da movimentação de acordo com suas preferências.
Adicionando e conciliando lançamentos em lote

Se você tiver mais do que um lançamento para conciliar com o mesmo nome e categoria, é possível selecionar esses lançamentos e adicionar de uma só vez. Pra isso, selecione as movimentações desejadas e depois clique em: Adicionar.



Descombinando lançamentos

Para descombinar os lançamentos já conciliados, Selecione os lançamentos que você quer descombinar  e depois clique em: Descombinar selecionados.

Mostrando e ocultando lançamentos conciliados

Para ocultar os lançamentos já conciliados, clique em: Esconder conciliados e para visualizá-los, clique em: Mostrar conciliados .



Pronto :)

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo